quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

HABILITAÇÃO PARA CINQUENTINHAS PASSA A SER EXIGIDA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA EM TODO O PAÍS


A cinquentinha, como é conhecida a moto de baixa cilindrada que podia ser pilotada por qualquer pessoa, passa a se enquadrar na legislação de trânsito e portanto sua condução exige carteira de habilitação.

Motos e ciclomotores abaixo de 50cc passarão a ter o emplacamento obrigatório, conforme lei sancionada pela presidenta Dilma Roussef. A lei altera o inciso do XVII do artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A mudança visa reduzir os acidentes causados pelos motociclistas destes veículos, que, por não serem fiscalizados, cometem muitas infrações e causam muitos acidentes. O problema é mais grave nas regiões Norte e Nordeste.

Para quem não sabe, antes desta lei, os municípios era responsáveis pela documentação dos ciclomotores e a maioria não era fiscalizada. Com isso, muitas pessoas sem habilitação pilotavam esses veículos, que não podia ser multado.

Com a mudança na lei, a responsabilidade passa a ser dos Estados via Detran. Agora, para pilotar qualquer moto abaixo de 50cc será preciso ser habilitado.

O prazo estipulado pelo governo federal para que os condutores de cinquentinhas se habilitem termina na próxima segunda-feira (29).

No mês de março, os cidadãos que ainda não possuem habilitação para pilotar esses ciclomotores e que forem pegos praticando esta ação, serão multados no valor de R$ 574,62. Consta no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que a multa é três vezes o valor da infração gravíssima.

Os motociclistas habilitados já estarão automaticamente com permissão para pilotar a cinquentinha, desde que estejam portando a CNH.

Os motoristas que quiserem conduzir a cinquentinha devem possuir ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria A, exigida para os condutores de motos.A data foi estipulada pelo Contran.

Fonte: Auto Informe e Bairro Sinhá Sabóia

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

TESTE CLIMÁTICO? CHUVA NEGRA MISTERIOSA INTRIGA MORADORES EM MICHIGAN

Misteriosa chuva negra atingiu a cidade Michigan: Substância escura cai do céu e deixa moradores perplexos, pois abrange carros, varandas e calçadas.

A substância negra, oleosa apareceu pela primeira vez em pelo menos em seis calçadas em Harrison Township, Michigan, no domingo.

A substância misteriosa foi vista em telhados residenciais, carros e varandas.


        

De Michigan funcionários do Departamento de Qualidade Ambiental recolheram amostras da substância na quarta-feira.

Moradores inicialmente acreditavam que a substância poderia ter vindo a partir da proximidade da Base de Dados da Selfridge Air National Guard.

A base aérea divulgou um comunicado dizendo que isso não estava vindo de sua área.

Pode ser, pelo menos, uma semana antes da cidade descobrir que a substância seja;

chefe dos bombeiros da cidade ficou perplexo e disse que não é excrementos de aves e não é inflamável, de acordo com WXYZ.

Da Harrison Township o residente Paul Schlutow, 73, disse que "todo mundo está preocupado" sobre a substância e a maior preocupação é que a substância pode ser potencialmente prejudicial.

Moradores inicialmente acreditavam que a substância poderia ter vindo a partir de uma base militar aérea nas proximidades chamada Selfridge Air National Guard Base, mas a base divulgou um comunicado dizendo que não estava vindo de sua localização.

"Não há nenhuma indicação de que a substância em questão veio de um avião militar de qualquer tipo", disse o comunicado.

A declaração disse que a base aérea tem "estado em comunicação com o Departamento de Qualidade Ambiental de Michigan, que estava enviando um representante para a área em questão a rever o material '.
 

“Homem árvore” tem verrugas semelhantes a galhos crescendo em suas mãos, devido à condição rara


Um homem de Bangladesh foi apelidado de “homem árvore”, justamente por conta de condição rara que fez com que crescimentos estranhos, que na verdade são verrugas, surgissem em suas mãos e pés. O crescimento assemelha-se muito a raízes de árvore. Recentemente, ele precisou ser internado para tratamento e seu destino é incerto.

Abul Bajandar, de 25 anos, mora em Khulna, Bangladesh, e sofre de uma doença rara e hereditária conhecida como Epidermodisplasia Verruciforme, prejudicando sua vida há sete anos.

Os médicos do Instituto Nacional de queimadura e Cirurgia Plástica do Dhaka Medical College and Hospital (DMCH) irão, agora, decidir sobre seu tratamento, após vários especialistas entrarem num consenso. O Dr. Samanta Lal Sen, coordenador-chefe do Instituto, visitou o homem para poder decidir a melhor opção para o tratamento.

A Epidermodisplasia Verruciforme

A epidermodisplasia verruciforme (EV), também conhecida como displasia de Lewandowsky-Lutz, é uma desordem genética rara, de caráter autossômico recessivo. A condição faz com que verrugas cutâneas, semelhantes a lesões, apareçam em qualquer parte do corpo. Geralmente, a condição aparece por sensibilidade da pele ao papiloma vírus humano (HPV), podendo evoluir para algo pior.

“Infecções por HPV descontroladas levam ao crescimento de máculas e pápulas, principalmente nas mãos e nos pés. Normalmente está ligada ao HPV tipo 5 e tipo 8, que estão presentes em aproximadamente 80% da população mundial, e geralmente são assintomáticos. Mutações no gene EVER1 ou EVER2, localizados no cromossomo 17, são as causas desta moléstia. Não se sabe ainda a função exata desses genes, mas sabe-se que estão relacionados à distribuição de zinco no núcleo celular”, relatou o portal Info Escola, sobre a doença. Existem dois tipos de EV: uma na qual as verrugas são planas, e outra na qual aparecem lesões semelhantes a queratoses seborreicas.


Apesar de não existir um tratamento comprovado, o mais comum envolve a medicação com acitretina (0,5-1,0 mg/kg) durante 6 meses. Interferon também pode ser utilizado, junto com retinoides. A remoção das lesões também é uma opção comum, feita através de cirurgia ou crioterapia. Porém, após serem removidas, seu desenvolvimento continua por toda a vida. Acredita-se que de 30% a 60% dessas lesões evoluam para uma forma maligna. 

Outros casos
Segundo relatos locais, um outro rapaz com a condição, conhecido como o “homem árvore original”, chamado Dede Koswara, da Indonésia, morreu esta semana. O portal Tribunnnews.com relatou que não foi a doença a causa de sua morte.

Em 2008, o Discovery Channel contou sua história. O programa mostrou sua volta do hospital para casa, após remover cirurgicamente verrugas de até seis quilos, no formato de raízes de árvore.











 
Dede, o indonésio que ficou famoso por sua condição, morreu há poucos dias. Foto: Reprodução / Okwow

Um médico americano havia dito, anteriormente, que as verrugas foram o resultado de um grave papiloma vírus humano (HPV) e os médicos pensavam que o tipo dele foi o pior já registrado no mundo. O homem, que era pai de duas crianças, notou que as verrugas começaram a aparecer em seu corpo após machucar seu joelho, quando ainda era adolescente. Mais tarde em sua vida, ele foi demitido de seu emprego e rejeitado pelos vizinhos quando os crescimentos começaram a parecer com galhos de árvores, cobrindo grande parte de seu corpo. Na época, foi relatado que ele precisaria passar por, pelo menos, duas operações por ano.


Dede Koswara. Foto: Reprodução / Okwow
Anteriormente, Koswara foi forçado a participar de um ato de circo, em Bandung, na Indonésia, para poder pagar suas contas, já que não conseguia emprego. Quando seu caso foi divulgado, muitas pessoas, comovidas por sua história, passaram a realizar doações para financiar seu tratamento.

Fonte: Jornal Ciência

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Brasil está sendo atacado por 7 pragas que parecem bíblicas, diz revista colombiana

“A derrubada do mito Lula pareceu confirmar que o Brasil foi atacado por pragas que parecem bíblicas'', afirmou a revista Semana - zika, violência, recessão também são destacadas


SÃO PAULO - Não são só as publicações dos Estados Unidos ou do Reino Unido que destacam o Brasil. Os nossos vizinhos também dão destaque para a crise econômica e política que o País vive em jornais e revistas. Na última edição, uma das grandes revistas da Colômbia, chamada "Semana", fez uma análise dos problemas brasileiros, chamando-as de "as setes pragas". de proporções biblícas e que afligem o País. A matéria foi destacada pelo blog Brasilianismo, do UOL.

Segundo a análise da revista colombiana, o Brasil, chamado de gigante sul-americano, sofre uma série de desastres que o colocou "nas cordas", sendo que o escândalo envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é apenas um dos fatores. Agora, após um período de fartura, o Brasil viu a sua situação se precarizar, com a crise tornando-se mais crítica em meio às investigações sobre Lula.

“A derrubada do mito pareceu confirmar que o Brasil foi atacado por pragas que parecem bíblicas'', afirmou a revista, que fez uma lista das sete pragas que vêm afligindo o País:

1. A queda do mitoNas últimas semanas, a Operação Lava Jato e a Zelotes aumentaram o cerco contra Lula, fazendo com que as chances para que o ex-presidente volte ao poder diminuam consideravelmente. A revista lembra que Lula saiu do governo em 2010 com 80% de aprovação mas, nos últimos meses, a sua reputação desabou: segundo a pesquisa Ipsos, apenas 25% o considera honesto.

2. Uma presidente sem poder“A popularidade da presidente Dilma Rousseff é de 6%, um número menor de que a taxa de inflação de dois dígitos'', afirma a revista que ressalta que, desde o início do segundo mandato, a sua aprovação está em queda livre, arrastada pelo escândalo da Lava Jato e pelas más notícias da economia. 

3. Corrupção generalizada“Os escândalos de corrupção que apareceram durante os governos de Lula e Dilma são gigantescos", afirma. A revista também lembra 2005, quando estourou o escândalo do mensalão durante o governo Lula. "E, quando os brasileiros achavam que já tinham visto tudo, estourou a Zelotes, que logrou deixar para trás a Lava Jato, até então o maior escândalo da história''.

4. Uma recessão brutal"Irredimível?. Este foi o título da Economist para referir-se à economia brasileira", lembra a Semana, que ressalta que a economia do Brasil encolherá 8% entre 2014 e 2016. A Semana ressalta que "a raiz da crise é a queda nos preços das matérias primas e do petróleo''.

5. Violência“O Brasil tem uma mistura mortal de narcotráfico e violência. Das 50 cidades mais violentas do mundo, 21 são brasileiras'', afirma, ressaltando que a violência policial também está fora de controle: "em São Paulo, entre janeiro e novembro de 2015, 532 pessoas foram assinadas por 'intervenção policial'".

6. Adeus ao meio-ambienteAs inundações que deixaram no último ano mais de 170 mil pessoas atingidas na Argentina, Paraguai e Brasil refletem a perda de cobertura florestal nestes países, ressalta a revista, citando o Greenpeace. Além disso, a Amazônia perdeu 12% de sua área e deve perder entre 9% e 28% até 2050. Soma-se a isso uma tragédia ambiental no Brasil no ano passado: o “tsunami de lama tóxica destruiu o Rio Doce'' após o rompimento de uma barragem de resíduos químicos da Samarco, joint venture entre a Vale e a BHP.

7. E agora, o zika vírus...Em sétimo lugar, o destaque ficou para o zika vírus. A revista ressalta que, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil será o país mais afetado pela epidemia na América Latina, com 1,5 milhão de casos nos próximos meses, ao mesmo tempo em que os casos de microcefalia saltaram para mais de 3.500 desde outubro de 2015. "Esta praga, que se nutre de inundações e de pobreza, uniu-se à dengue e à chikungunya e obrigou o governo a enviar 220 mil soldados para frear a epidemia antes dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em junho'', diz. A revista ressalta que, em todo caso, alguns países já colocaram em dúvida sua participação com os times principais. 

"Um mau panorama para o País futeboleiro que em 2014 foi humilhado por 7 a 1 na Copa do Mundo realizada em sua própria casa", conclui a publicação. 

Fonte: Infomoney

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Assembléia legislativa aprova o retorno do pró-cidadania em municípios do Ceará com até 70 mil habitantes.


A assembleia legislativa aprovou nesta sexta-feira (18), o projeto de lei 102/15A que efetiva o retorno do programa de proteção a cidadania (Pró-Cidadania) nos municípios cearenses com população inferior a 70 mil habitantes.
A aprovação do projeto viabiliza uma parceria entre o estado e os municípios, objetivando ações de prevenção à violência, criminalidade e danos à pessoas e o patrimônio publico. Pela proposta aprovada, os agentes do pró-cidadania terão efetiva participação em ações e atividades de educação para o trânsito, prevenção ao uso de drogas, preservação ao meio ambiente e conscientização sobre regras básicas.
Um dos deputados que vinha cobrando o retorno do programa é o deputado Bruno Pedrosa (PSC), ele havia apresentado este ano, um proposição de indicação (19/2015) que solicitava o retorno do programa com um prazo até 2018.
O retorno do programa já havia sido dado como certo pelo governador Camilo Santana. Nos próximos dias o governo deverá divulgar os prazos e as regras para que os municípios com população de ate 70 mil habitantes possam elaborar e efetuar convênios com o estado para.

Fonte: blogdomanuelsales.com

Ciência prova que nosso cérebro reconhece a realidade de Deus, afirmam pesquisadores

Psicólogos e antropólogos consideraram que se algumas crianças crescessem isoladas, ainda assim teriam algum conceito sobre Deus


Mesmo que você nunca tenha sido ensinado a acreditar em Deus, seu cérebro é capaz de reconhecer a existência Dele. De acordo com uma publicação da National Geographic, pesquisadores possibilitam que a crença em Deus possa estar implementada em nossos cérebros.
"Psicólogos e antropólogos consideraram que se algumas crianças crescessem isoladas, ainda assim teriam algum conceito sobre Deus. Alguns atribuem isso ao nosso senso inato de detectar padrões no mundo (como discernir predadores ou presas na natureza), enquanto outros propagam a noção de uma 'super sensibilidade' ou uma tendência cognitiva para deduzir as forças ocultas que trabalham para o bem ou para o mal", disse o pesquisador Shaheen E. Lakhan.
As declarações de Lakhan fazem suporte às investigações de Andrew Newberg, que explora ativamente a "neuroteologia".
Newberg realizou diversos estudos cerebrais, avaliando o que acontece quando uma pessoa ora ou medita. Após oito semanas de oração, elas tiveram melhorias de cerca de 10 a 15% na saúde.
"Isto com apenas oito semanas, em 12 minutos por dia. Então você pode imaginar o que acontece em pessoas que são profundamente religiosas e espirituais, e estão realizando essas práticas por horas ao dia ou durante anos e anos", disse ele à NPR.  
"As pessoas frequentemente meditam ou oram como uma forma de se manterem calmas durante os procedimentos. Temos a certeza de que a meditação e a oração ajudam a reduzir a depressão, a ansiedade e a pressão arterial. Elas, basicamente, alteram a fisiologia da pessoa e, na maioria dos casos, de maneira positiva. Isso acontece, certamente, no momento [da oração]. Mas as pessoas também descobriram que muitos desses efeitos são persistentes", disse Newberg.
Nem mesmo aqueles que rejeitam profundamente a fé, podem negar a existência de Deus. Em um artigo para o jornal Washington Post, a escritora ateia Elizabeth King escreveu que não pode lançar fora a ideia da existência de Deus.  
"A ideia de Deus me importuna e me faz pensar que talvez eu não seja tão dedicada às minhas crenças como eu gostaria de pensar que eu sou e gostaria de ser. Talvez eu ainda esteja inconscientemente com medo do inferno e queira ir para o céu quando morrer. É confuso e frustrante sentir a presença de algo que você não acredita. Esta situação é agravada pelo fato de que o caráter de Deus, na maioria das vezes, aparece quando eu já estou frustrada", escreveu King.

"Virose da mosca" lota os hospitais. Saiba como se prevenir!


Você já percebeu que os hospitais estão lotados? Não importa se são públicos ou particulares, mas estão! Boa parte dos atendimentos refere-se à doença do momento, chamada de "virose da mosca". Somente na UPA do bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina, os médicos atendem 320 pessoas por dia, o que representa pelo menos 100 a mais da capacidade da referida unidade de saúde. E se você parar para perguntar aos pacientes o que eles estão sentindo, eles dirão quase a mesma coisa: Diarréia, vômito, febre, dor de cabeça e moleza no corpo. Estes são os sintomas desta virose, motivo de preocupação para as autoridades de saúde, que ainda nem travou uma batalha eficaz contra o Zika vírus.
O agente transmissor da doença pode ser vírus ou bactéria. O vírus ou a bactéria, transportado(a) pelas moscas, fica alojado(a) nos alimentos ou na água. Somente com a realização de exames é possível detectar qual seja. Os casos de "virose da mosca" aumentaram nas últimas semanas com a proliferação dos insetos neste período chuvoso. As medidas de combate ao problema são simples e antigos: Sempre lavar bem as mãos e os alimentos antes de comer, procurar conservar bem os alimentos (na geladeira ou cobertos), manter a higiene da casa e sempre bebr muita água para evitar a desidratação. As moscas circulam em vários lugares, como lixos, comidas estragadas e animais em estado de putrefação.

Fonte: Cidade Verde

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Término do Horário de Verão à 00h de Domingo


 
O horário de verão acaba no dia 21 de fevereiro de 2016. À 0h (meia-noite) de sábado para domingo, os moradores de 10 estados, além do Distrito Federal, terão que atrasar os relógios em uma hora.

O Ministério de Minas e Energia informou no final de 2015 que a versão 2015/2016 do horário de verão seguiria as regras estipuladas no decreto 6.558, de 2008, revisado em 2013, que fixa a duração de quatro meses, entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Pela legislação, o horário de verão vigora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos etados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Esta é a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

"A estimativa de ganhos com a adoção do horário de verão supera o patamar de R$ 4 bilhões por ano, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.250 MW no parque gerador nacional, um valor certamente muito expressivo", informou o Ministério de Minas e Energia em outubro de 2015.

Segundo o ministério, nos últimos dez anos, o horário diferenciado em parte do país durante o verão tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.
 
Fonte: G1

Mais de 7 milhões de Bíblias foram distribuídas pela SBB em 2015

Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) alcançou em 2015 a marca de 7.622.674 de Bíblias distribuídas — um aumento de 0,13% em relação ao ano anterior


A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) alcançou em 2015 a marca de 7.622.674 de Bíblias distribuídas — um aumento de 0,13% em relação ao ano anterior, segundo dados da assessoria de imprensa da organização.

O total de outro livros com conteúdo bíblico distribuídos teve o registro de 275.000.312 exemplares. As obras em formato digital, já incluídas nesta compilação, apresentaram um crescimento de 16,65%, com 397.318 publicações, das quais 384.668 foram Bíblias.

“Mesmo com um recuo no total de Escrituras distribuídas em relação ao levantamento anterior, 2015 mostrou-se um ano favorável à obra bíblica. O crescimento das obras digitais é o mais claro indício de que a SBB trilha pelo caminho certo, disponibilizando a Bíblia Sagrada nos formatos que atendem às demandas atuais”, analisa Rudi Zimmer, diretor executivo da SBB.

A doação de Bíblias chegou à quantidade de 1.942.206 exemplares. “A SBB sempre se caracterizou pelo trabalho social, voltado a populações em situação de vulnerabilidade e risco social, em que a Palavra de Deus chega como um sopro de alento e esperança. Além disso, são oferecidos programas de incentivo à leitura da Bíblia, que despertam não só novos leitores, mas também promovem o engajamento dos cristãos com o Livro Sagrado”, destaca Zimmer.

Nesta empreitada, a SBB conta com um dos maiores parques gráficos do mundo destinados exclusivamente à produção de Bíblias e Novos Testamentos – a Gráfica da Bíblia, localizada em Barueri (SP) – e um Centro de Distribuição, em Itapevi (SP), além de nove unidades regionais espalhadas pelas principais capitais do País.

“Em 2015, comemoramos os 20 anos da Gráfica da Bíblia, que se revelou um divisor de águas na distribuição de Escrituras no Brasil e no mundo”, acrescenta o diretor executivo.

Confira os dados completos no quadro a seguir:

Distribuição de Escrituras no Brasil em 2015
 Tipo de Escritura
 Quantidade
 Bíblias
 7.622.674
 Novos Testamentos
 460.750
 Livretos
 1.966.349
 Folhetos
 264.708.000
 Acadêmicos
 75.186
 Diversos
 167.353
 Total
 275.000.312
Distribuição de Escrituras Digitais no Brasil em 2015
 Tipo de Escritura
 Quantidade
 Bíblias
 384.668
 Livretos
 11.920
 Acadêmicos
 730
 Total
 397.318

 Fonte: Cpadnews

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A generosidade e o cristão

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.


A generosidade pode ser apontada como um princípio que deve nortear o coração de todo aquele que foi atingido pela graça de Deus, ou seja, é a virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem.

Em outras palavras, a generosidade traz uma ideia de liberalidade, de se importar com as demandas do nosso próximo. E esse é um tipo de movimento que bate de frente com nossa própria natureza carnal, ainda mais quando influenciada pelos valores do nosso tempo (zeitsgeist), que são pródigos de individualismo e egoísmo.

Pessoalmente, a vejo como a expressão de um coração cheio de gratidão, que não se pauta na avareza, no “juntar tesouros” que a traça comerá, mas, como um privilégio, uma dádiva divina, em um constante fluxo de bençãos que não se encerra na pessoa, mas é compartilhado como manifestação das “boas-novas” do Reino de Deus, já no nosso mundo.

Quando falo em fluxo, isso me faz recordar da hidrografia de Israel, que conheci em uma viagem àquele belo país, há uns 2 anos atrás. Nós temos lá, o Mar da Galiléia (também chamado de Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré) e mais ao sul, temos, o Mar Morto, e ligando ambos, o Rio Jordão.

Com efeito, a região ao norte, onde fica o Mar da Galiléia, foi onde Jesus realizou boa parte de seu ministério terreno e é uma região muito bonita, com vegetações nas bordas e um ótimo produto, que são as tilápias de São Pedro (St. Peter’s Fish), como elas são chamadas lá, fazendo alusão ao nome do apóstolo de Jesus, que era pescador.

Ou seja, o Mar da Galiléia pode metaforicamente representar a PESSOA GENEROSA, pois ele recebe fluxo das correntes que nascem nas montanhas, já perto das Colinas de Golan, e esse fluxo não fica parado ali no mar, pois o fluxo é jogado no Rio Jordão.

Por sua vez, o Mar Morto pode ser visto como a representação da pessoa que NÃO É GENEROSA. Ele recebe o fluxo do Rio Jordão, porém, a água fica represada ali mesmo. Não por outra razão, o Mar Morto perdeu 35% de sua superfície entre 1954 e 2014. Ou seja, é como se o Mar Morto fosse aquele tipo de pessoa que diz “venha a nós, o teu Reino”, porém, ela é incapaz de se dispor a ser benção na vida de outros, gerando assim, como regra, um ser amargurado e triste, na sua eterna contabilização de ganhos x perdas monetárias ou de tempo.

Porém, quando olho para Jesus, a chave-exegética para toda a compreensão do texto bíblico, me deparo com alguém que provou através dos seus atos, o mais alto grau de generosidade, a ponto de ter se esvaziado (Kenosis) de parte de sua glória para estar aqui neste mundo, nos ensinando o que era o amor e para nos salvar.

O interessante, neste ponto, é que Jesus ele demonstrava sua generosidade, de forma ampla, tanto quando via pessoas com necessidades materiais, como com necessidades espirituais. Para Ele, não havia essa dicotomia que vemos alguns hoje em dia defenderem, de que o que importa é apenas o aspecto espiritual da pessoa, não sendo papel da igreja se preocupar com o que rotulam de “mero assistencialismo”.

O que quero dizer com isso? É que quando apareciam famintos no caminho de Jesus, ele se prontificava a saciar a fome delas, como ocorreu, por exemplo, na multiplicação dos pães, fato também chamado de milagre dos cinco pães e dois peixes (Mateus 14:13-21, Marcos 6:31-44, Lucas 9:10-17 e João 6:5-15), ou no primeiro milagre dEle, quando o vinho já havia acabado em um casamento de Caná (João 2:1-11), saciando outra demanda dos que estavam no local.

Por outro lado, quando apareciam pessoas sedentas de demandas espirituais, Jesus também se prontificava a curá-las, como, por exemplo, quando fez demônios serem expelidos do gadareno, que vivia há tempos entre sepulcros (Marcos 5), ou apaziguando a dor, o sofrimento, quando chegou até a ressuscitar mortos e fazer cegos verem ou simplesmente apenas passando o seu tempo e ensinando as boas-novas, como fez com o baixinho Zaqueu, publicano que queria apenas ver Jesus de cima de uma árvore, e Jesus quis ter refeição com ele. Que privilégio inimaginável para aquele pequeno homen.
Infelizmente, o que temos visto em muitas igrejas, são líderes que reduzem a questão da generosidade, apenas a uma questão de dinheiro, de dízimos e de ofertas, sendo que a generosidade é algo muito mais amplo do que isso.

Talvez seja essa visão diminuta do que é, de fato, a generosidade para o Evangelho, que faça com que igrejas arrecadem, até 20 bilhões de reais em nosso país, por ano, porém, infelizmente com um papel social extremamente reduzido, como regra. Imagine a revolução que poderíamos fazer neste país com tanto dinheiro, ainda protegido de imunidade tributária. Parece que para determinadas igrejas, o importante parece ser manter os líderes com o status de marajás, apenas para saciar seu ego e vaidade.

Tempos atrás, fiquei sabendo de um caso, que vi na internet, quando contava-se, com bastante segurança, que um pastor havia escolhido morar no mesmo bairro de uma capital brasileira que morava o prefeito, porém, fazia questão que o arquiteto e engenheiro fizessem uma casa mais bonita, com mais destaque do que a do prefeito.

Ou seja, uma total inversão de valores e vazio, que me fez lembrar de uma música chamada “LIKE G6” (Como um G6), do grupo Far East Movement. Eu gostei desta música que ouvi em um filme semana passada (Pai em Dose Dupla) e queria saber o que era o tal “G6”. Aí, fui ler que a inspiração foi a seguinte: Os autores da música sabiam que o famoso rapper Drake, que é canadense, mas famosíssimo nos Estados Unidos, tinha um jatinho particular chamado GULFSTREAM IV (ou seja, um G4), porém, eles (os autores da música) queriam um “G6”para tirar mais onda.

Parece um exemplo banal e é, mas, mostra infelizmente como na nossa sociedade, as coisas andam um tanto com a pá virada, pessoas sem rumos, sem propósitos maiores de existência, que não um hedonismo compulsivo e que não traz felicidade.

Neste sentido, algo ainda mais danoso que vejo é quando aparentemente muitos irmãos só ajudem os próprios irmãos da sua igreja, em uma clara acepção de pessoas, que é algo maligno (Tiago, 2,9).

Ou seja, se o fulano ou sicrano não é da minha igreja, suas demandas podem ser esquecidas ou relevadas. Será que não foi esse espírito que estava na mente de alguns jogadores cristãos de um conhecido time de futebol, que se negaram recentemente a visitar crianças, que se encontravam em uma instituição espírita?

Falando de espíritas, temos que ser honestos e reconhecer que muitos ali são bem mais generosos do que cristãos, sendo que mais de uma vez, vi da boca de diferentes irmãos, o seguinte argumento para se referir aos espíritas neste ponto: “Mas, eles só fazem isso, porque para eles a salvação é por meio de obras, e não da fé”. Isso é justificativa para muitos cristãos serem omissos na área social ou quando muito, “ ativistas de sofá “. E o que é um “ativista de sofá” ? É um personagem novo que apareceu na sociedade com o advento das redes sociais, que não fazem nada pelos outros em seus cotidianos, limitando-se apenasa dar seus LIKES e compartilhar posts ou assinar abaixo-assinados virtuais.

Se, de fato, a Bíblia, nos ensina que a salvação vem pela fé, esta tem que ser externada através de atos concretos, sendo que os capítulos 8 e 9 de 2 Coríntios tratam especificamente da exortação para que amemos e auxiliemos os necessitados.

Não é muito diferente, a meu ver, de exortações que Jesus, traz, quando fala do Juízo Final (um tema raramente tratado hoje nas igrejas) e cita alguns critérios ali que serão considerados, vejamos: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mateus 25: 34-40).

Por fim, gostaria apenas de deixar claro a questão que cito acima de que a generosidade é muito mais do que dinheiro ou dar bens materiais. E uso a minha própria vida para exemplificar aquilo que acreditar.

Eu, mesmo, faço uma auto-análise aqui, pois até bem recentemente, eu era visto como uma pessoa extremamente prestativa e generosa, por outras pessoas. Mas, aquilo começou a me incomodar interiormente, depois de uma compreensão maior que tive do Evangelho.

Como assim? Pessoas me procuravam muitas vezes para eu ajudá-las, querendo compartilhar coisas comigo, que eu desse tempo para ouvir suas lamúrias ou gastar um tempo ali com elas, de repente, apenas para chorarmos juntos, sentir um pouco da empatia necessárias. E qual era o meu procedimento?

Muitas vezes, eu simplesmente dava uma ajuda financeira rapidamente, como forma de tirar aquele “incômodo” de perto, já que eu não podia, no meu egoísmo, ter tempo a perder. É como se eu pensasse que cada um deve se virar com sua própria cruz. Isso tem um nome: INDIFERENÇA. Se a pessoa vive na depressão, amargurada, etc., eu, não tinha absolutamente nada a fazer, pois não era psicólogo e nem Deus para mudar muitas vezes coisas que não iam mudar.

Daí, eu que busco me pautar tanto na racionalidade, esquecer que muitas vezes a pessoa não queria da minha parte uma “solução cartesiana”, mas alguém para compartilhar seus dramas, seus vales existenciais.

Hoje, vejo que talvez o Golias que eu vou ter que derrubar, pra buscar estar mais generoso, é o apego que tenho às redes sociais, ao computador, etc. Vem solapando todos os dias, momentos que eu poderia perfeitamente estar gastando e aproveitando com qualidade com minha família e com as demais pessoas.

Infelizmente, estou, em muitos momentos, inserido nesta coisa impessoal e distante que temos visto na nossa atual geração (os atuais “millenials”, jovens que cresceram depois do ano 2000), onde a comunicação entre as pessoas parece ter se resumido a cliques nos Whatsapp e Facebooks da vida, como se não tivéssemos mais tempo suficiente para dar àquele abraço gostoso e dizer para as pessoas como a presença física delas é importante, o olho no olho, etc.
Que eu possa estar buscando em Deus, mais generosidade, mais preocupação com o meu próximo, e espero de coração que algo neste meu texto tenha ajudado a despertar uma centelha que seja de positivo nesta área para quem teve a paciência de lê-lo. SOLI DEO GLORIA.

Fonte: Gospel Prime

sábado, 13 de fevereiro de 2016

A Responsabilidade Social da Igreja

Texto: Efésios 1. 1-2

Introdução
Como agência do Reino de Deus na terra, a Igreja do Senhor (e isso significa cada cristão, inclusive eu e você) possui uma responsabilidade social. O cristão vive tanto na igreja quanto no seu mundo e tem responsabilidades para com ambos.

A tendência geral da igreja tem sido a de “eclesiastizar” seus membros, tornando-os meros cumpridores de programas ou freqüentadores de reuniões. Em geral, nossa evangelização visa “tirar o homem do mundo”, mas nos esquecemos que devemos devolvê-lo ao mundo, transformado, com novas convicções e novos padrões. Este é o pensamento que transparece em toda a carta de Paulo aos Efésios, onde o apóstolo mostra aos seus leitores que a nova vida que eles receberam em Cristo (capítulos 1, 2 e 3) os obriga a uma nova conduta perante a sociedade (capítulos 4, 5 e 6). Isto significa que a Igreja deve repensar sua atuação na sociedade, como instrumento de transformação da realidade social que a cerca.

O trato deste assunto, tem levado os crentes a se dividirem em três grupos:

1. Os que pregam um evangelho espiritualizante, sem se preocupar nem se envolver com questões sociais, acreditando que o ato simplista de “aceitar Jesus” resolverá todos os problemas do indivíduo;

2. Os que pregam um evangelho social, que se preocupa com os problemas materiais e omite a necessidade de uma conversão verdadeira, que transforme a natureza do homem;

3. Os que entendem que o evangelho modifica o homem em sua natureza, através da verdadeira conversão, para que este possa influenciar positivamente o seu mundo.

É precisamente neste terceiro grupo que queremos nos posicionar. Desejamos ser igreja que fale à alma sem se esquecer do corpo, e que cuide dos problemas sociais que afligem o homem sem perder de vista a grave realidade espiritual que o escraviza.


I – Definindo Termos

Bruce L. Shelley, em seu livro “A IGREJA: O POVO DE DEUS” (Edições Vida Nova) estabelece uma distinção entre Preocupação Social, Serviço Social e Ação Social, que considero importante para nortear nosso estudo acerca deste assunto. Vejamos como ele define cada um desses termos:

A PREOCUPAÇÃO SOCIAL é uma atitude. É a percepção por parte do Cristão de que a salvação é dirigida ao homem inteiro. Trata-se do reconhecimento da aplicação do evangelho aos ferimentos e fomes do homem, assim como à sua culpa”
O SERVIÇO SOCIAL refere-se a todos os serviços que as igrejas ou os cristãos prestam a fim de assistir as vítimas de problemas sociais...”
A AÇÃO SOCIAL é mais ampla. Seu alvo é corrigir as estruturas e processos sociais e políticos de uma sociedade que provocam os problemas...”

A grande maioria das igrejas, e crentes individualmente, demonstra “preocupação social” através da oração pelos problemas sociais que afligem o mundo. Esta preocupação é legítima e incentivada na Bíblia (I Timóteo 2:1-3). Bem menor, porém, é o número de igrejas e crentes que desenvolvem algum tipo de “serviço social”. Este serviço também é incentivado e acha apoio na Palavra, principalmente no exemplo dos primeiros cristãos (Atos 9:36; I Coríntios 16:1-3). O maior problema hoje, entretanto, está na “ação social”. É muito raro ver igrejas ou crentes verdadeiramente envolvidos numa ação social. Em geral a igreja se omite e mesmo desencoraja seus membros acerca de envolvimentos em causas políticas que visem modificar ou mesmo derrubar estruturas injustas. No entanto, esta atitude também está presente na Palavra. Muitos servos do Senhor no passado estiveram envolvidos em ação social, confrontando governantes ou mesmo se rebelando contra governos injustos (Exemplos: Joiada, o sacerdote, que fez aliança com os capitães, para derrubarem a usurpadora Atalia, a fim de estabelecerem Joás como rei de Judá – II Crônicas 23; Daniel, em Babilônia; Neemias, em Judá; José, no Egito; entre outros).

Como igreja do Senhor, somos chamados não apenas a desenvolver uma preocupação social e para prestar serviços sociais, mas também para uma ação social efetiva. Este, porém não é um caminho fácil.


II – Fatores que impedem a Responsabilidade Social da Igreja

Muitos são os fatores que impedem um maior envolvimento da igreja com as questões sociais, e vão desde a falta de compromisso dos crentes até a falta de conversão verdadeira. Porém, dois fatores merecem destaque: o fanatismo religioso e a religião secularizada.

A) O Fanatismo Religioso

O homem religioso á aquele que aprendeu a valorizar os significados espirituais que possui dentro de si. Porém, quando esses significados passam a tomar sentido tão elevado, ao ponto de fazê-lo se esquecer ou ignorar as outras áreas de sua vida, surge então o Fanatismo. A isso também chamamos de ALIENAÇÃO SOCIAL. Vejamos o caminho que a mente religiosa percorre até se tornar alienada:

1. Ocupação demasiada com atividades que não possuem relação com a vida humana (quando a igreja perde seu tempo e investe esforços em ativismo vazio e improdutivo).
2. O uso da religião como instrumento “mágico” de proteção contra os problemas da vida comum (“Se você for um cristão comprometido e assíduo, nenhum mal vai lhe atingir!”).
3. A hipervalorização das experiências religiosas acima dos demais valores da vida humana (Os pais que obrigam os filhos a freqüentar a igreja, mas nunca dialogam com eles)

A alienação social é ainda motivada por dois fatores: 1º) medo de castigos espirituais caso não sigam todas a orientações da igreja (ou particularmente do seu líder espiritual); e 2º) Fascinação descontrolada pelas coisas espirituais, que impede a pessoa de enxergar outras áreas da vida.

Uma igreja alienada nunca desenvolverá uma mentalidade social, pois sua religião se resume a experiências espirituais vazias (Tiago 1:26,27; 2:14-17)

B) A Religiosidade Secularizada

Chamamos de secularização o processo pelo qual a religião tem perdido sua influência em determinados setores da sociedade e da cultura. É a religião em declínio por não exercer influência na vida comum.

Essa falta de influência da religião sobre a vida comum gera uma perda de credibilidade da própria religião perante a sociedade que por sua vez leva àquilo que chamamos de CRISE DE PAUSIBILIDADE, ou seja, a mensagem da igreja deixa de ser algo plausível, concreto, motivador de transformações, e passa a ser algo vazio e completamente dispensável.

O maior fator gerador dessa crise de plausibilidade é a restrição do campo de atuação da igreja. Ou seja, quando a igreja se esquece de seu compromisso com a sociedade e seus problemas e passa a atuar apenas no campo individual/familiar (por exemplo: toda a atividade da igreja se resume a visitinhas sociais e reuniõezinhas familiares; o pastor passa a ser um “servidor” das famílias, solicitado constantemente para resolver probleminhas domésticos; etc.).

O grande problema neste ponto é que esses valores “privados” são considerados irrelevantes em contextos institucionais diferentes dos da família (Por exemplo: que relevância tem uma briguinha entre irmãos adolescentes diante de problemas como o abandono de menores, a prostituição infantil e o crescente consumo de drogas entre crianças e adolescentes nas escolas?). Jesus não perdia tempo com probleminhas particulares, porque sua missão era muito mais ampla e urgente (confira: Lucas 12:13-15).

Uma igreja secularizada, cujos membros só se preocupam com seus próprios problemas, nunca desenvolverá uma mentalidade social responsável.


III – A Igreja Santa e Socialmente Responsável

Para desenvolver uma mentalidade social responsável a igreja terá que, primeiramente, evitar tanto o FANATISMO quanto a SECULARIZAÇÃO. Isso significa que deve manter a sua santidade sem se tornar socialmente alienada. Evidente que isso não é uma tarefa fácil, porém é possível! Sugerimos algumas atitudes:

1. Uma pregação fiel da Palavra de Deus, sem experiencialismos subjetivos;
2. Uma ênfase maior na vida piedosa responsável;
3. A redescoberta e o exercício fiel dos dons espirituais;
4. A busca por uma vida controlada pelo Espírito Santo (em todas as áreas);
5. Uma maior abertura para a discussão das questões sociais que afligem a sociedade.

Superadas essas barreiras (ou pelo menos iniciados esses passos), a Igreja estará pronta para um envolvimento social responsável. Seus membros poderão envolver-se em serviços sociais produtivos e também estarão aptos para uma Ação Social responsável, através de uma influência positiva nas estruturas, capaz de transformá-las em instituições mais justas. Isso vai desde a participação em conselhos escolares, associações de bairro, conselhos consultivos, programas sociais voluntários, até uma participação política efetiva e responsável. Assim a Igreja será verdadeiramente Sal e Luz neste mundo.
Pr. Enoque José de Araújo Júnior
Fonte:Monte Sião

Por que a maioria das pessoas é destra?


Esse enigma intriga os cientistas que pesquisam as reações neurológicas. Pode-se dizer que ser canhoto ou destro é uma opção de cada ser humano. Basta que ele desenvolva as habilidades motoras do melhor lado que lhe convier. Porém, essa explicação não é suficiente para deixar claro por que cerca de 70% a 90% das pessoas no mundo usam mais a mão direita para as funções específicas.

Em análise de comportamento, psicólogos podem dizer que os destros são maioria por questão de imitação. Uma criança desenvolve suas habilidades motoras imitando as pessoas que são sua referência. Assim, os destros foram se aumentando. Porém, como explicar quando há um canhoto cercado por uma família inteiramente destra?

Alguns pesquisadores acreditam que uma série de fatores genéticos combinados, questões hereditárias e culturais definem a opção.

Foi percebido que em alguns animais, como gatos e chimpanzés, a média é de 50%. Ou seja, as habilidades estão divididas.

O mais importante é salientar que definir-se como destro ou canhoto é muito importante para o cotidiano da pessoa em desenvolvimento, independentemente do motivo da escolha. Se tentássemos sempre praticar todas as atividades em igual perfeição com as duas partes, perderíamos muito tempo para desenvolver essa habilidade.

Fonte: Site de Curiosidades

3 maneiras de vencer o vício em celular

Desligue o seu celular e se volte para Deus.


Seu alarme dispara. Você pega o celular e verifica as notificações do Facebook, Twitter e Instagram. Quando você resolve sair da cama para escovar os dentes, seu celular vai junto com você. Você olha o celular enquanto almoça, vai ao banheiro e em todas as oportunidades possíveis na escola.

E assim, muitos jovens tem se tornado totalmente viciados em celulares.

O apego ao telefone é ruim por muitos motivos. Estar constantemente conectado a sua vida social mobile o impede de ser capaz de responder rapidamente a situações, e o distrai de coisas importantes que acontecem ao seu redor.

De uma perspectiva cristã, o apego ao celular é muito ruim também. Ser viciado em seu smartphone pode significar que você não se concentra durante os sermões ou estudos da Bíblia, nem investe tempo no relacionamento com os outros.

Qualquer coisa que colocamos antes de Deus se torna um ídolo, e seu celular também pode ser um ídolo para você. Se você reconhece esse problema e pretende derrotar seu vício, siga esses conselhos:

Ore
Sempre que tentamos iniciar alguma coisa, como cristãos, devemos orar. Somente através da força de Deus conseguiremos lutar contra o pecado e vencer. Comece a superar seu apego ao celular com uma oração. Ore para que Deus o ajude a centrar a sua atenção sobre Ele e a viver uma vida que Lhe agrada. Agradeça a Ele por Sua fidelidade.

Exclua a tentação
Uma das melhores maneiras de superar um vício é simplesmente removendo a tentação. Mateus 5:29 diz: "Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno."

Se a Bíblia fala sobre os olhos, imagina o que diria sobre celulares!

Você pode começar colocando o celular no modo avião enquanto você está na escola ou na igreja, ou desligá-lo durante a noite. Você poderia até mesmo eliminar os aplicativos que são mais viciantes no seu telefone - talvez o Facebook diga adeus!

Mas se você precisar 'arrancar' seu celular ainda mais, então considerar se desfazer de seu smartphone. Telefones mais antigos e sem internet não são tão viciante como os nossos dispositivos inteligentes. Então venda seu iPhone ou Android e volte a usar algo que você só consiga ligar ou enviar mensagens de texto.

Esteja equipado
Se você é viciado em seu celular, você provavelmente não é o único em seu grupo social. Reúna um grupo de amigos e fale com eles sobre o seu problema. Faça compromissos uns com os outros na caminhada da luta contra o vício.

Com a ajuda do Espírito Santo, podemos lutar contra todas as coisas que tentam impor regular nossas vidas. Não deixe seu celular assumir o controle!

Fonte: Guia-me

 

"A tentação não me define, e sim o que faço com ela”, diz pastor que venceu homossexualismo

Em um passado conflitante, o pastor norte-americano Kegan Wesley lutou contra a homossexualidade e a dependência de drogas.


Ao ouvir as palavras de Kegan Wesley, é possível notar um homem cheio de amor de Deus, pregando a Sua Palavra de maneira apaixonada. No entanto, nem sempre foi assim. Em um passado conflitante, o pastor norte-americano lutou contra a homossexualidade e a dependência de drogas.

Em uma entrevista no programa “700 Club Interactive”, do canal CBN, Wesley relatou de que forma ele superou a experiência traumática do envolvimento com drogas e o homossexualismo, para hoje se tornar um grande pregador da Palavra de Deus.

O pastor lembra que o início de uma fase turbulenta se deu em uma festa de aniversário quando estava na 4ª série, onde sofreu abuso. A má experiência deixou uma cicatriz profunda em seu coração e sua mente.

"Eu não sabia para onde ir ou para quem ir, e se eu fosse até alguém, o que diria?", contou Wesley. "Eu também não sabia se eles iriam acreditar em mim, então eu comecei a acreditar que eu deveria guardar isso em meu coração, esconder na parte de trás do meu cérebro e simplesmente esquecer isso."

Na tentativa de deixar esta experiência para trás, Wesley recorreu ao uso de drogas e passou a se relacionar com outros homens. "Tudo o que poderia tirar da minha mente do que aconteceu na 4ª série, eu tentei," disse ele.

Ele também admitiu que se esqueceu de Deus durante os momentos mais sombrios de sua vida: "Eu era um ateu convicto", relembra.

Certa noite, Wesley foi a um show de música cristã e ficou surpreso com o que aconteceu. "Fui ao altar naquela noite, não sabia o que dizer ou como orar, e pedi a Jesus para entrar na minha vida. Foi uma experiência inesquecível para mim", lembrou Wesley, emocionado.

"Em um instante, o amor de Deus atingiu a minha vida. Eu me lembro de chorar e cair no chão, porque eu senti muito amor. Eu nunca senti isso na minha vida... Ele realmente me mudou", acrescentou o pastor.

A partir desse momento, a vida de Wesley deu uma reviravolta completa. Ele começou a viajar ao redor do mundo para compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo para outras pessoas.

Wesley, no entanto, admitiu que em alguns momentos é tentado a voltar ao estilo de vida homossexual, mas resiste a isso através da ajuda de Deus.

"Tentação: você não pode escapar. Jesus foi tentado. A tentação vem, mas não é ela que me define, e sim o que eu faço com ela. Eu só quero ser mais parecido com Jesus e menos comigo", disse ele.

Fonte: Guia-me

 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ceará confirma 280 casos de dengue; Fortaleza concentra cerca de 60%

São investigados ainda 712 casos suspeitos. Foram notificados sete casos de formas graves da doença, sendo quatro confirmados para Dengue Com Sinais de Alarme (DCSA)


O Ceará confirmou 280 casos de dengue nesta sexta-feira, 12, por meio do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Fortaleza concentra cerca de 60% dos casos, com 167 confirmações da doença. São investigados ainda 712 casos suspeitos.

Conforme o relatório, foram confirmados casos em 18 das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e em 39 municípios. Em relação à faixa etária, 21,8% dos casos confirmados tinham de 20 a 29 anos, até o momento em 2016.

Também foram notificados sete casos de formas graves da doença, sendo quatro confirmados para Dengue Com Sinais de Alarme (DCSA). Permanecem em investigação três casos de dengue grave que evoluíram para óbito, ocorridos nos municípios do Crato, Fortim e Maracanaú.

No ano passado, o Ceará confirmou 72 mortes por causa da dengue. Destes, 32 ocorreram em Fortaleza. No último dia 15 de janeiro, o Estado recebeu mais de R$ 6,9 milhões em investimento para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika vírus.

Fonte: O Povo

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Economize até 90 litros de água por dia; saiba como


No Brasil o consumo de água por pessoa pode atingir mais de 200 litros por dia. No entanto, de acordo com a ONU, são necessários apenas 110 litros de água por dia por pessoa para que ela consuma e se higienize. O Brasil é considerado um dos países com a maior reserva de água doce do mundo, porém também existem problemas como a má distribuição de água e o desperdício absurdo.
Para evitá-lo, confira algumas dicas publicadas pelo site ‘Ecycle’, que podem te ajudar a também poupar energia e dinheiro:

Banhos
Quanto menor o tempo no banho, maior a economia para o seu bolso e menor o desperdício de água. Demorar um tempão debaixo do chuveiro não é sinônimo de higiene pessoal, pois o tempo ideal para efetuar a limpeza do corpo é de cinco minutos. Uma boa dica é administrar melhor o seu tempo no banho. Primeiro você se molha (chuveiro ligado), depois se ensaboa (registro fechado) e, em seguida, se enxágua (chuveiro ligado). E não há necessidade de abrir o registro até o limite máximo, pois a maior parte da água simplesmente é desperdiçada sem remover o sabonete e o xampu.

Importante: banhos de 15 minutos e que utilizem aquecedores (gás, elétrico ou solar), com o registro meio aberto, consomem de 135 litros de água (casas) a 240 litros de água (apartamentos). Com a adoção do banho de cinco minutos, mantendo o registro fechado na hora de se ensaboar, o consumo é reduzido a 45 litros (casas) e 80 litros (apartamentos). Com o chuveiro elétrico, se adotarmos a mesma prática, reduzimos os gastos para 45 litros (casas) e 140 litros (apartamentos) e, no caso da ducha, o consumo diminui para 15 litros (casas) e 50 litros (apartamentos). Evite também utilizar sabonetes que façam muita espuma.

Escovar os dentes
O gasto de água relacionado a uma escovação de dentes é de 12 litros de água (casas) a 80 litros de água (apartamentos). Para fazer a higienização bucal, utilize pouco creme dental, molhe a escova e feche a torneira durante a escovação. Faça o enxágue com o auxilio de um copo d’água. Atitudes simples como essas podem economizar 11 litros de água em casas e 79 litros em apartamentos.

Lavar e barbear o rosto
Se você lavar o rosto ou fizer a barba com a torneira meio aberta, a média de água gasta é de 2,5 litros (casas) e 16 litros (apartamentos). Mas o que fazer? Abra a torneira para molhar o rosto, depois a feche e passe o creme para barba. Após se barbear, abra a torneira novamente (sem exageros) para fazer o enxágue.

Vaso sanitário
Um vaso sanitário comum, que tenha válvula com tempo de acionamento de 6 segundos, utiliza de 10 a 14 litros por descarga. No entanto, existem modelos de 6 litros que necessitam de um tempo 50% menor de acionamento para fazer a limpeza e podem reduzir o volume de água gasta pela metade.
Verifique com frequência se sua válvula não possui defeitos e mantenha-a sempre regulada, pois caso haja problemas, o nível de gasto pode atingir até 80 litros. Além disso, não use, em hipótese alguma, o vaso sanitário como lixeira.

Cozinha
Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos pode gastar 120 litros (casas) e 240 litros (apartamentos). Mas com dicas simples, é possível economizar até 20 litros por lavagem.
Reserve um tempo durante o seu dia (conforme sua disponibilidade) para lavar a louça acumulada. Verifique se há talheres ou panelas com restos de comida e descarte os resíduos na lixeira orgânica. Em seguida, coloque talheres e itens pequenos dentro de um recipiente para que a sujeira amoleça. Quando for iniciar a lavagem, ensaboe todos os objetos (sem resíduos de comida) e, após terminar essa etapa, enxágue-os de uma vez só. Máquinas de lavar louça também economizam água.
Use sabões e detergentes caseiros ou isentos de fosfatos e com tensoativos de base vegetal para reduzir o efeito de poluição causado pelas espumas e diminuir as dificuldades do tratamento de esgoto.

Lavagem de roupa
Faça o mesmo procedimento da lavagem de louça: defina um dia da semana (de acordo com sua necessidade e disponibilidade) para realizar a tarefa de lavar roupas. Em caso de peças pequenas, você pode colocá-las de molho em um balde e enxaguá-las de uma única vez. Se você possui lavadora, procure usá-la quando estiver completamente cheia e ligá-la o mínimo de tempo possível. Essa forma, além de contribuir para a redução do desperdício de água, fará com que você economize na conta de energia.

Jardim
Ao regar as plantas do seu jardim durante de 10 minutos, o consumo pode atingir 190 litros de água. Para poupar, é necessário molhar as plantas de manhã ou durante a noite, pois reduz a perda de evaporação, principalmente no verão. Para esse processo, use a mangueira com esguicho-revólver ou regadores – essa atitude pode economizar 100 litros por dia.

Piscina
Quem tem piscina em casa, seja ela fixa ou móvel, precisa investir na proteção superior da mesma para evitar o desperdício. Use capas para evitar que ações do sol (evaporação) e vento (sujeiras) impliquem na perda de água. A evaporação pode acarretar a perca de 3,8 mil litros de água por mês. Ao protegê-la, você também diminui o uso de agentes químicos para limpeza e o consumo de água na atividade de aspiração do lodo, além do próprio descarte de água (geralmente em piscinas grandes).

Vias públicas
Infelizmente, o hábito de “lavar calçadas” é comum no Brasil, mas em outros países ele pode gerar até multas. Pagar a conta não nos dá o direito de usar sem consciência esse recurso que é público. Em hipótese algum use a água para limpar a área de calçadas ou ruas. Nesse caso, use vassouras para juntar e recolher resíduos encontrados e descarte-os corretamente.

Lavagem de veículos
Outro hábito que os brasileiros têm é de lavar veículos nas ruas (em frente de casa, na garagem da casa ou do prédio) com mangueiras. Uma lavagem de duração de 30 minutos, com a mangueira apenas um pouco aberta, pode gastar até 220 litros de água. Com a mangueira aberta até a metade, o gasto pode atingir 560 litros. Para reduzir esse número, utilize um balde e um pano para lavagem (se possível não lave em época de estiagem, onde há pouca chuva e há maior pressão sobre os mananciais) e mais um balde para o enxágue. Com essa prática, o consumo fica em torno de 40 litros.
Agora que você já sabe de tudo isso, trate de economizar a água que é um bem de todos.

Fonte: Ecycle e Sabesp

Nepal é o país onde mais cresce o número de cristãos no mundo

 
Embora o número oficial de 375 mil cristãos ainda seja pequeno em comparação com a população total de 27,8 milhões, o crescimento tem sido exponencial.
O Nepal é um dos países que vivenciou o crescimento mais rápido de cristãos no mundo, de acordo com números da World Christian Database.
O país registrou o número zero de cristãos no censo de 1951. Dez anos mais tarde, esse número cresceu para 458. Em 2001, cerca de 102 mil cristãos já se formavam no Nepal e em 2011, o grupo triplicou para 375 mil.
De acordo com Bishwa Mani Pokharel, chefe de redação no jornal Nepal'sNagarik, é provável que o número de cristãos nepaleses seja ainda maior.
O crescimento extraordinário da igreja tem sido associado à turbulenta história do Nepal no século 20. Em 1950, o país era um reino hindu fechado aos estrangeiros. No entanto, após a guerra civil que eclodiu na década de 1990 e o fim da monarquia em 2008, o Estado passou de um reino fechado para uma república secular.
O proselitismo (busca por novos fiéis) continua sendo ilegal, mas isso raramente é aplicado. Os grupos cristãos entram em cena na prestação de assistência social, preenchendo uma lacuna do Estado. Nessas ações, muitos têm a oportunidade de pregar o Evangelho.
A C4C, que em tradução significa "Escalada para Cristo", é uma das instituições de caridade que se comprometem a ir "onde outros não podem ou não querem ir".
"Eles encontraram algumas pessoas doentes e famílias destruídas. Eles conversaram, oraram por eles e, milagrosamente, essas pessoas ficaram convencidos e começaram a seguir a Cristo", relata Tej Rokka, pastor e parceiro do ministério C4C. "Eles distribuíram um pouco de comida para o povo, e algumas roupas. Por causa disso, as pessoas começaram a ouvi-los."
O sistema hindu de castas também acaba se tornando um incentivo involuntário para a conversão dessas pessoas. Indivíduos de castas mais baixas sofrem uma intensa discriminação, e o cristianismo oferece uma maneira de escapar disso.
"É a única maneira de sair", disse Gary Fallesen, fundador da C4C. "Socialmente, não há nada que se possa fazer para mudar isso. Então nós compartilhamos sobre o amor de Jesus com essas pessoas. O sistema continua existindo, mas já não tem poder sobre eles."
No entanto, os líderes do país não estão contentes com esse "boom" cristão. Após o lançamento da primeira Constituição do país, em setembro, quando Nepal foi estabelecida uma nação secular, um debate sobre a possibilidade de o país voltar a ser um Estado Hindu veio à tona.
Embora o número oficial de 375 mil cristãos ainda seja pequeno em comparação com a população total de 27,8 milhões, o crescimento tem sido exponencial. As cláusulas sobre a liberdade de religião na nova Constituição têm incentivado a igreja a florescer no país.
 
Josiel Dias

Igrejas promovem retiros durante o Carnaval


O feriado prologando é utilizado para buscar a Deus

Retiros espirituais, também chamados de acampamento, são a alternativa de quem quer se abster das festas e farras do Carnaval para cuidar do espírito.

Todos os anos inúmeras igrejas brasileiras aproveitam o feriado prolongado para juntar seus fiéis e levá-los para locais calmos onde terão momentos de ministração da Palavra, louvor e diversão.

O Jornal da Cidade conversou com Cibele Pires de Lima, 34 anos, organizadora do acampamento da Igreja Resgate para Cristo. O evento será direcionado para adolescentes com idades entre 12 e 17 anos que receberão ensinamentos específicos durante os quatro dias de feriado.

“Serão 40 adolescentes que terão um lugar para se divertir – com gincanas e festas – e receber a palavra de Deus”, explica ela.
Na Igreja Presbiteriana o retiro recebe participantes com idades entre 12 e 30 anos que ficarão de 5 a 9 de fevereiro em alojamentos ou em barracas de camping.

“Neste ano o objetivo é mostrar para os jovens como enfrentar as batalhas da vida. Temos a parte espiritual e também a diversão, com piscina, quadra e recreação”, explica o orientador do ministério dos adolescentes, Nivaldo Pereira de Souza, 32 anos.

Nesse mesmo período crianças a partir de dez anos da Igreja Batista estarão acampados no clube Banespinha. “A intenção é que os jovens fiquem longe das drogas e de toda a sensualidade relacionada ao Carnaval. Além disso, vamos buscar uma aproximação com Deus e seus princípios básicos”, destaca o pastor Rogério Marcos Tedeschi, um dos organizadores da regional da igreja em São Paulo.


Fonte: Gospel Prime

Pedido de Oração

 Amados irmãos, esta postagem tem a intenção de reforçar o pedido de oração do nosso irmão Rodrigo Frota e sua família, em favor de seu irmão, Carlos Frota. Como todos já sabem, ele está internado há vários dias, e se encontra em estado grave, mas, nos últimos dias, tem mostrado sinais de reação, saindo da UTI. Eu creio que o Senhor irá fazer grande milagre na vida deste jovem, o qual, irá dá seu testemunho para glória do Senhor. Vamos reforçar nossa corrente de oração e amor em favor deste jovem, pois, este tem uma vida muito importante para Deus e para nós. Vamos manifestar nossa expressão de amor, da fonte que temos aprendido, do nosso bom Pastor e Mestre Jesus. Abaixo segue o pedido de oração do irmão Rodrigo Frota:

Meu irmão Antônio Carlos Frota saiu da UTI e foi para Neurologia e ainda precisa passar por um procedimento Depois de alguns dias talvez ir para a casa desta forma mas eu creio e tenho fé através da minha oração e da tua oração juntando as nossas orações Deus pode fazer um grande milagre e não precisar fazer esse procedimento Apenas pedi a Deus e ter fé e confiar nele e ele tudo fará estamos aqui mais uma vez lutando para que esse meu irmão venha ter saúde com abundância porque é isso que Deus tem para cada filho dele eu creio eu confio em Deus tenho fé que Deus está fazendo um grande milagre na vida dou meu irmão e toda minha família eu peço você meu amigos familiares e colegas pessoas que faz parte da vida do meu irmão pessoas que têm alguma intimidade e carinho consideração por mim porele eu peço a você continue invocando continue buscando a Deus eu peço humildemente de coração a todos os irmãos amigos e familiares continue pedindo a Deus para que Deus venha fazer um grande milagre na vida do meu irmão que se encontra nessa situação mas o que é impossível para mim para você e possível para Deus é possível você orar e ele e o grande milagre na vida dele e muito obrigado que Deus abençoe vocês Está apresentando ele está tendo consideração que Deus te abençoe também Tu e tua família amém.


Publicação: Campanário Gospel

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis