sábado, 5 de março de 2016

Entenda a importância da transparência na gestão de uma igreja

A falta de transparência na gestão é um problema que ainda está presente em várias igrejas, tanto nas finanças quanto na liderança. Se um pastor não consegue demonstrar uma visão clara e conquistar a confiança dos seus liderados, a sua gestão pode perder credibilidade e ser questionada.
Nesse texto, vamos abordar como você pode se tornar um líder mais transparente, a fim de aumentar o engajamento e comprometimento da sua equipe pelas suas ações, tanto na área financeira quanto na liderança dos trabalhos da igreja. Confira.

A transparência gera confiança

Um líder transparente deve ser sempre aberto, coerente, verdadeiro, ético, justo e não deve guardar segredos. Ele tem que confiar em si mesmo e nos outros, se comunicar de forma eficiente e estar sempre acessível à sua equipe.
Reunindo essas características, o líder conquista a confiança dos seus liderados, e assim constrói um time motivado, engajado e determinado a alcançar os objetivos almejados pela organização!
Resumindo, quanto mais você for transparente, compartilhando suas ideias e visão, mais você permitirá que as pessoas trabalhem em conjunto para alcançar os mesmos objetivos. Assim, vai possibilitar que sua equipe esteja sempre a par do quadro geral, concentrando sua energia para ter mais ação e obter resultados.

Atitudes de um líder transparente

Você quer se tornar um líder mais sólido, aberto e transparente? Então confira alguns objetivos que você deve buscar a partir de agora.
– Busque falar sempre a verdade de modo sincero, simples e respeitoso, compartilhando a sua visão de forma clara, a fim de alinhar a sua equipe de liderados quanto às ações que serão executadas.
– Seja claro e firme quanto a seus valores a princípios, não permitindo que as regras variem de acordo com pessoas específicas ou casos especiais. Se seus liderados perceberem que falta firmeza ou consistência na sua gestão, sua liderança pode acabar perdendo credibilidade.
– Seja um ótimo comunicador, mantendo seus liderados informados e atualizados quanto a todas as informações importantes. Um bom líder também deve ser capaz de dar feedbacks verdadeiros e construtivos.

Seja transparente quanto às finanças

Se existe uma parte da administração em que a transparência é ainda mais necessária, essa é a gestão financeira! Nesse quesito, o gestor da igreja não pode deixar nenhuma dúvida quanto a aplicação dos recursos da organização, mesmo porque a igreja depende da confiança e voluntariedade de seus membros. Por esse e outros motivos, as contas da igreja devem ser abertas.
Um ótimo modo de aumentar a transparência da sua gestão financeira é demonstrar o relatório financeiro da igreja em reuniões periódicas para o conselho da instituição. A apresentação desses dados deve ser simples e explicativa, e se possível usar gráficos e tabelas. O objetivo dessas demonstrações é manter os membros informados quanto às despesas da igreja — como o aluguel, contas de água e luz — e quanto aos projetos da congregação, seja de construção, reforma ou outras atividades.
Tendo uma gestão financeira mais transparente e demonstrativa, é possível afastar qualquer dúvida quanto ao destino dos recursos das doações, além de incentivar a participação dos membros na vida da igreja.
Manter as contas da igreja abertas e manter um controle detalhado dos seus relatórios e contas, tanto com a comunidade quanto com os outros pastores, mostra que o trabalho que está sendo feito é sério e comprometido com o principal: executar, da melhor forma possível, a obra de Deus.
Qual dessas dicas chamou mais sua atenção? Você já aplica esses preceitos na sua gestão? 
Fonte: Igrejas Modernas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis